________

quinta-feira, fevereiro 22

Prodi renuncia e política italiana fica ainda mais confusa

Durante os dias de Momo os cadernos de política perderam importância. E as notícias internacionais também. Mas isso não significa que a roda não rodou.

Dois acontecimentos com relação à posição de países frente às ocupações do Iraque e do Afeganistão prometem ainda muita repercussão. Um diz respeito ao anúncio do início das retiradas das tropas britânicas do Iraque e o outro à renúncia do primeiro-ministro italiano Romano Prodi. À frente de uma coligação heterodoxa de partidos que vai da centro-direita à esquerda comunista, Prodi derrotou há menos de um ano o ex-premiê Silvio Berlusconi.
O que levou Prodi a renunciar foi o resultado de uma votação no Senado em que foram rejeitadas as diretrizes da política externa italiana defendida em plenário pelo chanceler Massimo D´Alema.

Os pontos polêmicos que levaram a proposta à derrota foram o de ela não tratar da retirada dos dois mil soldados italianos do Afeganistão e de ainda ampliar uma base norte-americana na cidade de Vicenza, ao norte do país.

D´Alema que já foi dirigente comunista e hoje é líder da Esquerda Democrática sofre enorme desgaste com o resultado e está fora do governo. Mais do que isso, compromete o futuro político do seu grupo por defender posições que outrora criticou.

Ao mesmo tempo, Prodi pode aproveitar a ocasião para dar uma “certa endireitada” no seu governo, já que ele pode voltar compondo nova base. Mas como renúncia é renúncia, nada impede que novas eleições venham a ocorrer na Itália. E que Berlusconi consiga retornar ao cargo. Estaremos atentos aos desdobramentos.