________

quinta-feira, fevereiro 22

Rigoberta presidente da Guatemala

A prêmio Nobel da paz Rigoberta Menchú disse o sim a sua especulada candidatura à presidência República na Guatemala. As eleições vão ser em setembro. Rigoberta é uma das entusiastas do Fórum Social Mundial. Imaginem Rigoberta presidente da Guatemala.
E depois há quem jure de pés juntos que está tudo como dantes no quartel de abrantes. Menas gente, menas...

3 Comments:

At 2/22/2007 9:20 PM, Blogger Sr. Vizzatti said...

Realmente existe a possibilidade da Senhora Rigoberta Mensú ganhadora do prêmio nobel da paz de 1992 concorrer a presidência mas ela encontra no momento algumas barreiras. Encontrar um partido que aceite lançar sua candidatura à presidência pois os partidos que abriram as portas para Rigoberta apenas propuseram à ela a concorrência como vice-presidente.
Na minha opinião não seria interessante ver a senhora Mensú como vice-presidente pois assim ela nõa teria como desenvolver suas idéias e colocar em prática tudo o que sabe.
Ela que tem raizes indigênas e sempre lutou a favor de seu povo. Foi uma grande mediador nos confrontos da guerrilha e governo, conseguindo instalar uma certa quantidade de paz na sociedade sendo esse o seu maior triunfo que lhe garantiu o prÊmio Nobel em 1992.
Seria muito importante ver Rigoberta no poder, seria interessante para a ecônomia e o mais importante a Guatemala teria uma Humanista brigando pelos direitos dos menos favorecidos e mais discriminados na Guatemala os indigênas.
Existe sim o desejo de Rigoberta de concorrer à presidência só não há um partido que aceite ela na frente dessa batalha. Acredito eu que a presidência de Mensú ainda é um sonho a ser almejado.

 
At 2/23/2007 12:07 AM, Blogger Tricolor Celeste said...

Caro Sr. Vizatti, até onde apurei Rigoberta teria aceitado o convite para ser candidata pelo Encontro por Guatemala, um partido de novo liderado pela deputada Nineth Montenegro, fundadora do Grupo de Apoio Mútuo (GAM), o equivalente guatemalteco às Mães da Praça de Maio da Argentina.
Além disso, sua candidatura está apoiada no movimento indígena Winaq, uma organização integrada pelas principais personalidades indígenas guatemaltecas .

 
At 2/23/2007 8:37 AM, Anonymous Anônimo said...

Realmente o senhor Rovaí estava certo, Rigoberta está concorrendo a presidência da Guatemala, mas até onde eu fiquei sabendo nessa madrugada ela fundou no ínicio do mês o partido indígena Winaq (winaq significa a totalidade do ser humano). Winaq não seria então um movimento e sim um partido criado com a finalidade de lançar Mensú como presidente.
Após a criação do partido indigêna Winaq foi feito uma coalisão com o partido esquerdista "Encontro por Guatemala". Tudo bem que o "Encontro po Guatemala" liderado por Nineth Montenegro é bem mais forte mas a candidatura de Mensú é em nome do partido criado por ela mesma. E sua candidatura só foi anunciada após negociações com a Nineth.
Posso estar mais uma vez enganado, ou não.
Mas o mais importante é que a Guatemala terá pela primeira vez uma representante da minoria, uma indigena e mulher concorrendo ao poder.

 

Postar um comentário

<< Home