________

quinta-feira, março 1

Brasil cresce abaixo da média mundial desde 96

Com a expansão do PIB (Produto Interno Bruto) de 2,9% em 2006 anunciada nesta quarta-feira, a economia brasileira completa onze anos de crescimento abaixo da média mundial.

Entre 1996 e 2006 a economia mundial cresceu em média 4% ao ano, enquanto a brasileira teve uma expansão de 2,3% ao ano. Os valores foram calculados a partir de dados do Fundo Monetário Internacional (FMI). Em nenhum ano desse período o Brasil cresceu em ritmo superior ou igual ao da economia global.

Leia mais em matéria de Denise Baccolina no portal BBC Brasil


1 Comments:

At 3/01/2007 1:53 PM, Blogger Glauco said...

É bom lembrar que nos últimos 25 anos, o Brasil cresceu abaixo da média mundial em 19 (isso mesmo, 19!) anos. Na era FHC o país cresceu menos que a média mundial e não me lembro de nenhum comentarista econômico culpar o presidente por isso, parece que a preocupação só surgiu agora. Ainda mais se considerarmos que as maiores diferenças entre o crescimento brasileiro e a média mundial aconteceram nos anos de 1998, 1999 (governo FHC) e 2003 (primeiro ano pós-FHC), com um hiato de 3 pontos percentuais de desvantagem para a economia do Brasil em relação à média mundial em cada um deles.

 

Postar um comentário

<< Home