________

quinta-feira, março 1

Defesa de Sérgio Rosa para presidência do BB torna-se pública

Conforme adiantado neste blog, Sérgio Rosa permanece cotado para ocupar o cargo de Lima Neto na presidência do Banco do Brasil. O indício é um artigo-manifesto assinado pelos diretores da Previ, fundo de previdência do BB, José Ricardo Sasseron, Francisco Ferreira Alexandre, além de diversas entidades sindicais.

Entitulado "O Banco do Brasil precisa tornar-se agente de desenvolvimento do governo", o texto pede mudanças na direção da instituição. Na semana em que o BB divulgou lucro anual de R$ 6 bilhões, o maior do sistema financeiro nacional, fica claro que pouco ou nada está sendo feito para estimular a concorrência bancária promovendo, por exemplo, juros menores, financiamento a pequena e micro-agricultura.

Os autores do texto pedem que se mude a lógica de tomada de decisões. No lugar da priorização dos lucros, o estímulo à concorrência e o alinhamento à política do governo central.

O nome do atual presidente da Previ não é mencionado. Porém, este blog sabe que o movimetno sindical bancário fechou questão em defesa de Sérgio Rosa para presidência do Banco. E que Dilma Roussef e Guido Mantega assinaram em baixo da articulação.