________

sexta-feira, fevereiro 9

Chavismo, o palavrão do momento

Uma das teses apresentadas para o 3º Congresso do PT chama-se Um Novo Rumo para o PT. Ela é assinada por um grupo de São Paulo. Entre eles os deputados federais Carlos Zarattini, Devanir Ribeiro, Cândido Vaccarezza e José Mentor, além do vereador Antonio Donato.

Num dos pontos a tese defende o instrumento do plebiscito para questões polêmicas. Como a nossa imprensa tradicional está sem grandes escândalos para vender jornais, decidiu tratar a proposta como desvio autoritário.

É de doer. Nos EUA, em algumas eleições quando o sujeito vai às urnas escolher seus candidatos o momento é aproveitado para que ele também decida sobre uma dúzia de outras questões. Em plebiscito.

Os portugueses vão votar domingo para dizer sim ou não à despenalização do aborto. Em que isso se aproxima de regime autoritário? Aliás, esse seria um bom tema para plebiscito por aqui.

A mesma tese debate também fala em sistema unicameral, o que significaria acabar com essa deformação de Câmara e Senado. Não é idéia nova, mas é ótima. O professor Dalmo Dallari defendeu-a em entrevista a Revista Fórum. Alguém o imagina como um defensor de regimes autoritários?

A democracia brasileira é caótica. E isso em muito se deve ao sistema de representação que temos. Discuti-lo é importante para construir um país mais democrático. A propósito, isso tem tanto de chavismo como tem de bushismo. Exatamente nada.

2 Comments:

At 2/09/2007 9:48 AM, Anonymous Anônimo said...

Torci meu tornozelo ontem. Tenho certeza que a culpa é do Chavez.
Aliás, Rovai, hoje o frevo faz 100 anos, vocês deviam dar uma matéria no site.

 
At 2/09/2007 11:36 AM, Anonymous Anônimo said...

Talvez

A Democracia Brasileira é sim caótica não por causa de nosso sistema, exclusivamente, politico organizado em nossos tres poderes.
Para que a democracia ande precisamos de um grande numero de ações e pensamentos que no final se unam para o bem maior.
Não penso que unir as casas (Senado e Camara) seja uma solução para o País, e nem penso que deveria ser um dos primeiros passos para isso.
Apoio e acredito que peblicitos e consultas publicas deveriam ser feitas com maior frequencia no país, e porque será que não é feita? Apoio sim, e não acho nada de complicado, nos EUA fazer os "peblicitos" junto com as eleições.
Para termos uma democracia, precisamos deter informações não ter apenas um título de eleitor, muito menos sermos obrigados a votar (que já é outro tema).

Educação, Informação, Politicos, Eleições, Jornalismo entre muitas outras coisas devem deixar de pensar em si e pensar coletivamente. Não adianta vir que isto que digo é utópico. Se não tivermos utopia não seremos nada.
Temos de olhar a utopia com o pé no chão, e não simplesmente flutuar rumo a ela.

obrigado.

 

Postar um comentário

<< Home