Lula nem reformista
Uma reflexão de Boaventura de Souza Santos durante o FSM que acabou ontem: “Hoje no mundo há processos reformistas que parecem revolucionários, Chávez. Há processos revolucionários que parecem reformistas, movimento Zapatista. E há processos que parecem reformistas e nem reformistas são, Lula”.
6 Comments:
Com todo respeito, a opinião do nobre português é um misto de frase de efeito fácil, ingenuidade política e arrogância européia. O bom (não mais que isso)e mitificado escritor português José Saramago é outro lusitano que vive dando opiniões prepotentes sobre o quintal alheio sem conhecer o mínimo da realidade da qual fala. Ele também já falou do "conservadorismo" de Lula com aquela empáfia embasada em teorias que apreendeu nos livros e aquele tom de marketeiro literário-político com ares de sabichão adorado pelos mitômanos.
Tambem com todo o respeito ao Edu Maretti, tem pessoas dentro do Brasil, estudiosos, militantes, que concordam com o Boaventura e Jose Saramago. Alias, provavelmente o proprio Lula tambem concorda pois, quando ele diz, que ser de esquerda depois do 60 anos e para quem tem algum problema. Quando ele assim fala, ao mesmo tempo esta fazendo uma chacota com quem apos os 60 ainda é de esquerda e ao mesmo tempo passa um recado politico: cuidado com a esquerda. Isto é coisa de adolescente.
Voce concorda com ele?
Dirlene,
Cada país tem seu contexto sócio econômico e político. As reformas são feitas a partir dessa conjuntura, ou voce acha que no Brasil seria viável uma moratória a la Argentina ou reformas revolucionárias a la Chavéz ?
Outra coisa: não se preocupe com frases, pois elas tem várias interpretações, julgue as ações, estas sim são importantes.
"Ser de esquerda é coisa de adolescente".
Quem derá se nossos politícos de esquerda tivessem a gana, a vigoridade e a fé de um adolescente, a esquerda teria mais vida, mas não os nossos "canhotos" não passam de velhos decrépitos.
Saramago está pop, ele anda palpitando mais que coração de menina moça. Saramago parece uma metralhadora, está soltando palpites sobre tudo e todos, desde Michael Jackson e Madonna até sobre nossa politica econômica, não dúvido nada se ele começar a dar palpites sobre o Jogo do Bicho.
É legal jogar pedra na vidraça do vizinho, mas não é legal quando ele descobre.
Se os dois dignos cidadãos luzitanos se concentrassem em fazer política a vero em sua terrinha natal, talvez Portugal fosse hoje uma nação socialista de verdade num mar de capitalismo europeu.
Na verdade, foi apenas uma frase de efeito. No Globo de ontem, o mesmo Boaventura quando perguntado sobre o que ele achava do governo Lula, respondeu que "é reformista, como disse que ia ser".
Postar um comentário
<< Home