________

quarta-feira, janeiro 24

Amanhã tem maratona, mas de verdade o FSM já terminou

São 19h no Quênia. Faz poucos minutos que terminou a Assembléia dos Movimentos Populares. Mesmo levando em consideração que o encerramento oficial do evento se dá amanhã com a maratona que começa às 7h em Korogocho e tem chegada prevista para umas 10h no Parque Uhuru, no centro da Nairóbi, pode-se dizer que mais uma edição do FSM acaba de virar história.

Muitos movimentos aproveitaram a ocasião para defender agendas de luta. Duas se destacam. Uma praticamente consensual e que deve ser encampada por muitas das organizações aqui presentes é a de realizar no dia 19 de março, data que marca quatro anos da invasão ao Iraque, uma grande manifestação mundial contra a guerra e a ocupação daquele país. Outra foi a idéia defendida por Antonio Carlos Spis, da CUT, que falou em nome do Comitê Latino Americano e Caribenho. Ele defendeu que se organize um encontro com entidades do mundo inteiro na mesma época da reunião do G8, que acontece em junho na Alemanha. Nesta ocasião sairia uma agenda de mobilizações e ações para o resto do ano.

Uma outra data que pode ganhar força a partir do chamado dos latino-americanos que vivem nos EUA e agora da convocação de entidades do movimento rural africano, que pretendem realizar manifestações contra o acordo de livre comércio entre a África e Europa, o EPA, é o dia 1º de maio. Mesmo entidades brasileiras já imaginam fazer algo além das tradicionais mobilizações relacionadas ao universo do trabalho.

E por fim

Com o jogo jogado percebe-se que se tornou quase consenso a avaliação de que, apesar das dificuldades organizacionais, o ganho de se ter conseguido organizar um evento dessa dimensão na África - e num país como o Quênia - é algo que entra para a história da luta popular internacional.

Amanhã, neste blog, postarei algumas das muitas avaliações que reuni nesses dias de labuta no complexo esportivo do Kazarani. Já começo também a preparar o material exclusivo que será publicado na Revista Fórum de fevereiro. Sábado, África do Sul. Domingo, São Paulo.

1 Comments:

At 1/24/2007 4:27 PM, Blogger Renato said...

Olá, Renato!

Parece que a mídia corporativa já começa a colocar o FSM num clima de "já era" - pelo menos é o que diz nas entrelinhas a matéria de hoje do jornal Zero Hora daqui de Porto Alegre - dadas as dificuldades de estrutura pelo vito enfrentadas aí em Nairóbi!

O que mais me provoca risos é o senhor César Busatto, secretário da administração da cidade, ter a cara-de-pau de dizer que quer tentar trazer o Fórum para cá novamente, pois segundo o próprio, o seu partido(???)o PPS, veio de um partido comunista! Está lá na matéria pra todo mundo ler!

Nossa! Será que ele tá com saudades do seu tempo de militante comunista (????????????) ou ele quer trazer um evento importante (leia-se dinheiro) pra cidade, já que aqui não acontece absolutamente nada que preste em termos de cultura e que a movimente efetivamente neste período do ano? Engraçado! E Pensar que na época em que o companheiro Olívio trouxe o FSM pra cá, todos eles reclamaram e ridicularizam a iniciativa (aliás, todas as que não eram de seus interesses!) e o "gasto do estado" no evento. Mais engraçado ainda é que esses mesmos que hoje pedem o Fórum de volta não disseram que o governo do RS repôs cerca de dez vezes o valor investido e que o evento foi um sucesso em termos financeiros!

Enfim, coisas da vida, não?

Abraço e ótimo retorno pra vocês!

 

Postar um comentário

<< Home