Os terroristas do futuro podem ser os índios, diz Boaventura
O professor Boaventura Sousa Santos está presente no FSM de Nairóbi, onde vem sendo solicitado para compor diferentes mesas. Hoje ele participou de uma a convite do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais Clacso. Na ocasião, discutia-se o cenário político latino-americano.
Neste painel, Boaventura disse que voltava de uma visita ao Peru e lá foi informado de que o país tem 800 indígenas presos por diferentes acusações. E neste contexto disse a seguinte frase de efeito: os indígenas podem vir a ter suas ações criminalizadas a tal ponto que podem vir a ser os terroristas do futuro.
Ao final do painel, aprofundou um pouco mais a frase para este blog: “Tenho uma preocupação muito grande com isso porque eles ocupam territórios onde estão recursos naturais absolutamente estratégicos. E se o capitalismo não mudar e continuar a depender tanto das reservas em termos de minérios, biodiversidade, madeira, petróleo, isso pode vir a acontecer. Essas reservas estão todas em territórios indígenas. Para que se tenha uma idéia, nesses territórios estão 75% da biodiversidade do planeta. Acredito que eles possam vir a ser criminalizados por conta disso”.
1 Comments:
É o que dá: o cara estuda, estuda, escreve um par de livros rigorosos e bem cuidados, fica famoso e aí se dedica a fazer frases de efeito, seduzido pelos holofotes da mídia. A sociologia, o rigor analítico, vão pro brejo.
Postar um comentário
<< Home