________

quinta-feira, janeiro 18

O caráter deste blog

Inauguramos hoje uma nova maneira de relacionamento com você, colega leitor, mas isso em nada significa que vamos mudar o nosso padrão jornalístico, a maneira de realizar análises, o critério na forma de reportar os fatos. Claro que num canal como este é permitido um pouco mais de malemolência, aquele escrever mais solto e leve, que não tem de se ater à estrutura mais clássica. Mas de algum jeito, já fazemos isso parcialmente no nosso tradicional Lado B. Com o Blog, isso se intensificará.

Nesse texto de chegada, não quero assumir compromissos específicos com o colega leitor, mas faço questão de me comprometer com alguns de caráter geral.

Este Blog não será um veículo de promoção pessoal nem de grupos afinados com a linha de pensamento do que assina. Será um projeto de caráter jornalístico que buscará trazer informações quentes e diferentes no âmbito da política nacional e internacional e ao mesmo tempo tentar interpretá-las da melhor e mais honesta forma possível.

Outro aspecto importante será o de trazer ao colega leitor tanto um pouco dos bastidores das reportagens que estiverem sendo realizadas pelo que assina, como também o de ser um tipo de jornal diário, com matérias que só têm sentido se realizadas no calor da hora, por não terem perenidade suficiente para serem pautas de uma revista mensal.

Também na linha do que se faz nas edições impressas de Fórum, este Blog vai buscar, sempre que possível, “o outro lado da informação”. Isso tem dois sentidos. O primeiro, é o de tentar enxergar em certas coberturas aquilo que o jornalismo tradicional ignora. E a partir disso produzir uma reportagem ou análise diferenciada.

Ao mesmo tempo, tentar trazer à luz alguns assuntos quase que completamente ignorados pela mídia clássica. Informaremos o leitor a respeito de eventos, debates, greves, manifestações, fóruns, encontros etc. Será aberto espaço para aquilo que nos parecer interessante ser divulgado ou discutido e que faz parte da agenda do movimento social. Conto com o colega leitor, inclusive, para que possamos saber o que está acontecendo no seu canto.

Infelizmente, no nosso contexto jornalístico nacional, como a maior parte dos veículos se move pelos fatos relacionados ou com a dinâmica aparente dos governos ou do mercado, tratar o movimento social como pauta ainda é “o outro lado da informação”. É por isso que nossa imprensa, como se diz na várzea, toma tantas bolas nas costas.

Quanto à periodicidade dos textos aqui publicados, esse é um dos aspectos que considero difícil de tratar com o leitor agora. Sei que tenho limitações objetivas de tempo pelo papel que desempenho na Fórum e na editora Publisher Brasil, tanto do ponto de vista editorial, como também (infelizmente) administrativo e gerencial. Mas todo o possível será feito para que o nosso contato seja o mais intenso, desde que assegurado um certo padrão de qualidade. Não vamos transformar esse Blog, para que ele tenha mais audiência, por exemplo, num espaço de especulações, fofocas e provocações obtusas. Não vamos transformar este Blog, para que ele tenha mais audiência, por exemplo, num espaço de especulações, fofocas e provocações obtusas. Dona Clotilde ficaria triste com isso. Carolina com vergonha. E, felizmente, os editores executivos do projeto, Glauco Faria e Anselmo Massad, não aceitariam.

Por fim, colega leitor, não entenda os primeiros movimentos deste espaço como sendo o Blog em si. A realização dele, de Nairobi, no Quênia, onde estou com a Juliana Di Thomazo – que garante as fotos que estarão no Arquivo África a ser disponibilizado aqui – será uma de suas possibilidades.

Até o fim do mês ele será mais negro, quase que completamente afro. E fundamentalmente forunzistico. Afinal, de 20 a 25 acontece o evento mundial que nos trouxe até aqui.

Conto com você neste caminhada. E bola pra frente que atrás vem gente...