________

terça-feira, fevereiro 13

As pretensões de Eduardo Campos e o “golpe” dos cinco anos

Muito tem se falado a respeito da possibilidade de Lula vir a se candidatar para um terceiro mandato em 2010. Ofereço esse laptop onde escrevo (o bem material mais importante que tenho) numa aposta contra qualquer carteira vazia de que isso é só marola midiática. Coisa de colunista sem assunto. Mas há um outro golpe em andamento que não foi cutucado até agora pela mídia tradicional.

Acabo de ler um texto esclarecedor no site www.acertodecontas.blog.br produzido pelo jornalista Marco Bahé. Ele afirma que o governador de Pernambuco Eduardo Campos tem pretensão de ser o candidato a presidente por uma frente de esquerda e que teria trabalhado com esse objetivo quando apoiou decididamente a candidatura de Aldo Rebelo à presidência da Câmara. A análise faz todo o sentido. Mas o mais interessante é que Bahé diz que Campos teria dito a uma fonte do seu blog que fica no máximo 9 anos no governo de Pernambuco. O leitor leu certo, sim, 9 anos.

Ainda ontem conversava a respeito disso com o editor executivo da Revista Fórum, Glauco Faria. O debate sobre o fim da reeleição passa por dar garantia aos governadores recém-eleitos de que eles não irão perder a prerrogativa de disputar seu segundo mandato em 2010. Mas, pode passar por algo mais. A de que esses governadores venham a disputar mandatos de 5 anos em 2010. O que para os que acabaram de se eleger resultaria em 9 anos de governo.

É de lascar, trata-se de um golpe eleitoral. Mas pelo jeito é a azeitona que faltava na empadinha do fim da reeleição.

1 Comments:

At 2/14/2007 6:33 AM, Anonymous Anônimo said...

Pretensões legítimas.Por quê não as seriam?

 

Postar um comentário

<< Home