A surpresa Cabral e o novo fôlego de Benedita
Um graduado petista carioca diz que o recém-empossado governador do Estado, Sergio Cabral, parece ser uma daquelas boas surpresas que aparecem muito de vez em quando na política brasileira.
Segundo este mesmo petista, Cabral montou um secretariado forte e teria dito a três destes nomeados com os quais o petista conversou que fizessem uma gestão séria. Não fez nenhuma recomendação a respeito de contratação de apadrinhados ou coisa do gênero.
Do ponto da disputa interna do PT carioca, a escolha de Benedita da Silva para secretaria de Ação Social e Direitos Humanos lhe dá novo fôlego para disputas futuras. Cabral teria dito a este petista que falou a Benedita que esperava dela uma excelente conduta, até porque acredita que esta é a chance que ela tem de recuperar sua liderança política. Cabral convidou-a porque, palavras dele, ela teria sido de uma lealdade irreparável na campanha.
E de algum jeito a secretaria de Benedita acabou ganhando uma importância que não era a esperada nem pelo próprio governador, porque o secretário de Finanças, Joaquim Levy, ao fazer a reforma administrativa para diminuir custos, passou para a órbita Benedita várias ações que estavam em outras pastas. Isso a deixou com mais poder, recursos e cargos.
O petista também diz que Benedita “levou a sua turma inteira para a secretaria e que isso pode vir a ser um problema em curto prazo”. Ele também acha que a ex-ministra trabalha para ser a candidata do governador para a disputa da prefeitura em 2008. E que pelo poder que passou a ter, não teria muitos problemas em viabilizar seu nome dentro do PT.
Política dá voltas, muitas voltas.
Quanto aos planos do prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, caso Sergio Cabral venha a fazer o bom governo que sinaliza, o ex-cara-pintada teria de batalhar pela reeleição e tentar numa coligação daqui a quatro anos tornar-se o vice de Cabral. E olhe lá.
Mas como disse acima, política da voltas, muitas voltas.
2 Comments:
Muitas Voltas
é a politica dá muitas voltas, esperamos que a Sra. Benedita não dê mais voltinhas de aviãozinho pagos pelo estado (para ela é "toda a sua turma"), como ela fez quando ainda ministra!
eu acho que a bené tem uma chance de ouro...espero que aproveite...
Postar um comentário
<< Home