________

terça-feira, fevereiro 27

Sérgio Cabral propõe debate sobre legalização das drogas

Na noite de ontem, no programa Roda Viva da TV Cultura, o governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral defendeu por alguns minutos que o país debata a legalização das drogas.

Cabral disse que a política estadunidense de combate ao consumo e a produção de drogas no mundo só está fazendo com que países, principalmente os mais pobres, vivam em meio a uma guerra que tem levado à morte milhares de jovens. Tem toda a razão. E a legalização ao menos de uma parcela das drogas diminuiria em muito com o mercado do tráfico, colocando na mão do Estado a responsabilidade por atuar com aqueles que as utilizam. Lugar de compra de drogas é na farmácia e com receita médica. Não em becos escuros e na mão de bandidos. É um debate difícil de se realizar, mas ainda bem que apareceu alguém com estatura política para encaminhá-lo.

Em outro ponto do programa, Cabral também aproveitou para dizer que o dia 8 de março está chegando e que um outro tema que lhe parece conveniente discutir é a legalização do aborto. A perspectiva a seu ver deve ser a da saúde pública.

Isso resultou em uma indagação óbvia, se não teme a reação da Igreja Católica por conta de suas posições. Sua resposta merece um troféu: o Estado é laico e eu ocupo um cargo de Estado.

Se Cabral vai ser um bom governador é outra coisa, mas que ao menos nos primeiros meses a diferença entre o que ele pensa e diz do que falava e fazia o casal que o antecedeu é algo monumental.

4 Comments:

At 2/27/2007 5:43 PM, Blogger Sr. Vizzatti said...

Sérgio Cabral tem razão quando diz que a intervenção dos EUA é prejudicial um exemplo disso é o incentivo dado a Bolivía para trocar a pordução de Coca por outras que não incentivassem o nárcotráfico. Além de prejudicar a econômia boliviana não ajudou em nada no combate as drogas.
Acredito que educação e informação (não qualquer tipo de informação eu falo informação precisa e verdadeira) é uma boa arma contra as drogas.

 
At 2/27/2007 6:57 PM, Anonymous Anônimo said...

Eu acho que o Sérgio Cabral tem razão e coragem. Ele está se mostrando um grande líder. Seria bom que com o tempo ele não deixasse suas idéias envelhecerem.

 
At 2/27/2007 9:24 PM, Blogger Sr. Vizzatti said...

Marilda esse é o maior problema dos politicos, com o passar do tempo grande parte das idéias se perdem no caminho e o que antes era prioridade passa para o segundo plano.

 
At 2/28/2007 12:50 AM, Anonymous Anônimo said...

vizzatti, isso é verdade, mas não concordo com você quando diz que a questão é so de educação e informação... acho que nesse caso é de legalização também.
boa sorte na vida
marilda

 

Postar um comentário

<< Home